A conversão de clientes é sem dúvida o grande objetivo do marketing digital.
Converter é convencer um potencial consumidor a desenvolver ações que o aproximem da sua agência.
Para isso, existem técnicas específicas que facilitam e incentivam visitantes a:
- leitura de determinado post publicado em seu blog,
- preenchimento de um formulário de pesquisa,
- solicitar maiores detalhes a respeito de algum assunto,
- fazer o download de algum documento,
- contatar a sua agência para solicitar um orçamento.
Essas estratégias facilitam a relação comercial e possibilitam que negócios sejam realizados, transformando visitantes em leads, para na sequência se tornarem clientes.
Neste post apresentamos dicas importantes para a conversão de clientes e melhorias no acompanhamento desse processo. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como melhorar o processo de conversão de clientes?
A conversão de clientes acontece enquanto sua agência disponibiliza recursos para isso, ou seja, eles precisam ser convidados a tomar alguma ação.
A criatividade e o bom uso das ferramentas de marketing os encaminham a seguir em determinada direção, uma vez que eles percebem as possibilidades positivas em lhe contratar para melhorar o desempenho dos negócios deles.
O primeiro passo é oferecer uma navegação em seu site que tenha:
- carregamento rápido das telas,
- design moderno e atraente,
- facilidades de navegação,
- conteúdos que auxiliem o cliente a resolver problemas e achar soluções,
- novidades, dicas, tendências e informações de alta relevância.
Diante dessa realidade, você precisa investir no site da sua agência, uma vez que a qualidade do conteúdo é fator decisivo para uma tomada de decisão.
Quais são as métricas de conversão de clientes?
Para saber se suas estratégias estão efetivamente colaborando na conversão de clientes, é importante que sejam criadas métricas que ajudem a verificar os resultados.
Para isso, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas e que medem com precisão:
- número de visitantes das páginas,
- páginas mais visitadas,
- número de downloads realizados,
- contatos realizados,
- solicitação de propostas.
Além delas, é fundamental criar estratégias específicas e voltadas à conversão de:
Novos clientes
Como sua agência trabalha a captação de novos clientes para o seu negócio?
É preciso se apresentar com consistência ao mercado, pois quando não existem novos leads negociando ou discutindo possibilidades em realizar trabalhos com sua empresa, é porque ela não está sendo vista.
A saída para isso é rever a sua estratégia de marketing e buscar por possibilidades que possam atingir o seu público-alvo, portanto, incremente as ações e apresente conteúdos relevantes que façam visitantes desejarem mais informações a respeito.
Clientes inativos
Toda agência possui antigos fregueses que realizaram trabalhos no passado e depois desapareceram.
Como você trata dessa situação? Existem ações destinadas a retomar contatos e provocar novas possibilidades de negócios junto aos clientes inativos?
Nesse caso, vale buscar a reaproximação, seja por meio de ligações ou via e-mail marketing de qualidade, voltado exclusivamente a esse caso.
Canais de aquisição
Sua agência tem conseguido obter novas oportunidades a partir de indicações dos clientes?
Quando isso ocorre, é sinal que os serviços prestados possuem qualidade e são bem vistos pelas empresas que a contratam.
Para que isso ocorra, é fundamental que exista um relacionamento aberto entre as partes, ou seja, que muito além das reuniões em que sejam discutidos os trabalhos a serem realizados, também seja avaliado a qualidade e a satisfação daqueles que contratam as suas soluções.
As indicações só acontecem quando o contratante está satisfeito e confia no seu negócio, portanto, você precisa descobrir os seus pontos fracos e trabalhá-los para reverter a situação.
Diante das informações, que tal iniciar um novo momento na sua agência para a conversão de clientes? Para ajudá-lo, continue conosco e leia nosso post que apresenta 5 dicas para trabalhar a fidelização!
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