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O post carrossel é um formato no Instagram que permite maior engajamento e prende a atenção do público por mais tempo.

Muitas vezes uma publicação não fica completa com apenas uma imagem e se torna necessário explicar o assunto na legenda de uma maneira mais densa, sendo que muita gente acaba não lendo.

Dessa forma, em 2017 o Instagram lançou uma atualização que permite postar de 2 a 10 imagens e/ou vídeos de até 1 minuto cada em uma mesma publicação.

Assim, você pode entregar um conteúdo muito mais rico e completo para seus seguidores.

Contudo, é necessário que você utilize de forma estratégica e produza um material relevante.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre o post carrossel para você começar a utilizar hoje mesmo. Confira!

Dicas de formato para post carrossel

Não existe uma regra para utilizar o post carrossel. 

Porém, alguns conteúdos apresentam melhores resultados quando postados nesse formato.

Veja abaixo quais são de acordo com a nossa experiência:

Tutoriais

Os tutoriais cabem muito bem nesse formato, possibilitando dividir os passos em forma de slide ou, até mesmo, vídeos curtos. 

Assim, a publicação não fica poluída com informações excessivas em apenas uma imagem e você não precisa explicar o passo a passo na legenda.

Ilustre as etapas do processo com imagens ou vídeos explicativos, fazendo com que os leitores consigam compreender melhor.

Ilustrações

Quando você tiver um material informativo que precise ser em formato de texto, uma excelente forma de deixar mais leve e interessante é colocar o texto na imagem com uma ilustração.

Sabemos que legendas extensas são mais difíceis de serem lidas, por isso, esse formato ajuda a prender a atenção do seu público.

Use cores chamativas e coloque ilustrações que tenham ligação com o tema abordado.

Produtos

Quer apresentar os produtos que você oferece?

Mais uma vez o formato de post carrossel se mostra muito vantajoso, pois permite apresentar mais de um produto de uma vez.

Outra opção é mostrar outros ângulos de um mesmo item ou diferentes formas de usar. 

Assim, além de fazer sua propaganda, você ainda dá dicas de uso para seus seguidores.

Atualmente o Instagram permite também que você crie um catálogo online, inserindo informações sobre a mercadoria e direcionando para a página de venda.

Para isso, você precisa configurar seu perfil e inserir as informações necessárias.

Depoimentos

Utilize o post carrossel como aliado para ativar o gatilho mental da prova social, mostrando para seus seguidores o que seus clientes pensam sobre sua empresa.

Isso gera proximidade e confere mais credibilidade à sua marca. 

Utilize feedbacks, depoimentos e mensagens carinhosas que você costuma receber no dia a dia.

Além de ajudar na imagem da marca, vai fazer com que os clientes se sintam ouvidos e valorizados, já que seus depoimentos foram divulgados.

Isso incentiva outros clientes a mandarem seus relatos também. 

Só não esqueça de pedir autorização caso a publicação contenha o nome ou foto da pessoa, ok?

Brincadeiras

Uma forma de gerar maior engajamento e interação com seus seguidores é postar brincadeiras em formato de post carrossel.

Você pode criar templates que interajam com os usuários e os incentive a compartilhar com amigos ou deixar algo nos comentários.

Essa interação faz com que os algoritmos do Instagram entendam que as pessoas gostam do conteúdo que você posta e a ferramenta passa a entregar para mais pessoas as suas atualizações.

Agora que você sabe como usar o post carrossel, não deixe de incluir o quanto antes na sua estratégia.

Gostou das dicas? Então confira também como fazer o monitoramento de redes sociais em uma agência de marketing!