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Quem trabalha com produção de conteúdo, sabe o quão essenciais são as ferramentas que auxiliam em todo o processo.

Contrariando o que muitos acreditam, as funções de um profissional dessa área vão muito além de desenvolver textos para a web.

É necessário ter domínio sobre diversos assuntos, como língua portuguesa, empreendedorismo, marketing digital, entre outros.

Seja durante a escolha do tema, palavra-chave ou finalização do material, estar atento às novidades do mercado é fundamental para quem deseja produzir um material relevante para seu público.

Para ajudar com a produção de conteúdo, separamos algumas ferramentas sensacionais que abrangem diversas etapas do processo de criação. Confira!

7 ferramentas que facilitam a produção de conteúdo

Existem alguns instrumentos no mercado que auxiliam no processo de produção de conteúdo, indo desde a criação de persona até a escolha de palavras-chave.

Contar com o auxílio da tecnologia e as possibilidades que ela proporciona é primordial para tornar seu trabalho mais produtivo e assertivo.

Abaixo preparamos uma lista com seis das melhores ferramentas para você poder incluir em sua rotina de trabalho.

1. Ubersuggest

A ferramenta Ubersuggest é uma das mais completas do mercado quando o assunto é Search Engine Optimization (ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre), popularmente conhecido como SEO.

Embora inicialmente possa parecer apenas um acessório para pesquisa de palavras-chave, o Ubersuggest ajuda também a buscar ideias de conteúdos para produzir.

Ela funciona expandindo a informação inserida, de acordo com sugestões apresentadas pelo Google Suggest e Google Ads Keyword Planner.

Uma das maiores vantagens é o suprimento quase que infinito de possibilidades de pesquisa.

Além disso, ela avalia também a performance dos sites e fornece dados valiosos sobre backlinks.

2. Answer the Public

Está com dificuldade de encontrar uma pauta para sua produção de conteúdo ou bateu o bloqueio criativo quando mais precisava produzir?

O Answer The Public surge quase como uma fada madrinha para tirar a mente do estágio de estagnação e dar aquele empurrão.

Essa ferramenta ajuda a ter insights para planejar suas criações, cruzando uma palavra-chave inserida com o país em que você atua.

Esse cruzamento de informações permite encontrar os melhores resultados conforme as buscas realizadas no Google.

Contudo, não é apenas nos momentos de desespero que você deve usá-la, uma vez que a ferramenta auxilia a entender exatamente o que as pessoas estão procurando na internet.

Dessa forma, é possível pensar em estratégias para conduzi-las até sua página.

Além disso, disponibiliza o acesso a gráficos e dados que podem ser exportados para conferências futuras, possibilitando criar um arquivo de planejamento.

Sabemos bem que a palavra-chave é uma das maiores responsáveis pelo sucesso da sua produção de conteúdo.

Isso se dá pelo fato de que é ela que oferece a solução para a dor que o público apresenta.

Pensando nisso, é de suma importância que você dedique uma atenção especial na hora de escolher a sua.

O Google Trends permite consultar o volume de buscas de uma determinada palavra-chave para compreender a relevância daquele assunto.

Você pode segmentar as buscas por localização ou por um tempo específico.

Além disso, a ferramenta apresenta questões relacionadas, dando outras ideias de temáticas para produzir segundo o tema abordado.

4. Keyword Tool

Embora a Keyword Tool seja um mecanismo pago, ela oferece algumas funções de uso gratuito.

Como o próprio nome indica, sua principal função é auxiliar na definição da palavra-chave para sua produção de conteúdo, com base no volume de buscas.

O mais interessante dessa ferramenta é que ela não se baseia apenas no volume de buscas do Google, mas também de outras plataformas relevantes como YouTube, Bing, Amazon, Instagram e Twitter.

Esse diferencial possibilita criar materiais para os mais diversos canais, de acordo com as preferências do seu público-alvo.

Você pode copiar os resultados das suas pesquisas e armazenar em uma planilha, criando uma base para auxiliar nas produções.

5. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google, oferecendo uma precisão impressionante em relação ao volume de buscas das palavras-chave.

Embora seu uso seja gratuito, é necessário criar uma campanha de anúncio, pois se trata de uma funcionalidade oferecida pelo Google Ads.

Mas não se preocupe, porque não é preciso fazer investimento monetário na campanha e nem mesmo utilizá-la, tornando assim seu uso totalmente gratuito.

6. Dicionário de Sinônimos

Sabe quando você está no meio de uma produção e percebe que está repetindo diversas vezes a mesma palavra?

É nessa hora que o dicionário de sinônimos entra em ação! 

Basta digitar a palavra que deseja substituir e o site retornará uma lista de alternativas para você utilizar.

A ferramenta serve não só para evitar repetições, mas também para auxiliar em uma produção mais rica em vocabulário, utilizando variações rebuscadas de um termo.

7. Gerador de Personas

A persona é a representação do que seria seu cliente ideal, ou seja, é a pessoa para quem a solução proposta caberia perfeitamente.

Qualquer profissional que atue com a produção de conteúdo sabe bem da importância de ter uma persona muito bem desenhada.

Contudo, é extremamente comum encontrarmos clientes que não possuem essa informação documentada ou até mesmo que ainda não tenham desenhado sua persona.

Para isso, existe o Gerador de Personas. Seu uso é muito simples e intuitivo.

Basta responder algumas perguntas consoante a área de atuação da empresa e a solução oferecida.

Para isso ser possível, é necessário que você tenha conhecimento sobre algumas informações, como:

  • Quais são as principais características físicas da sua persona?
  • Quais são as principais características psicológicas da sua persona?
  • Quais assuntos sobre sua área de atuação poderiam interessar para ela?
  • Quais atividades ela costuma realizar?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Quais são seus principais objetivos?
  • Quais são suas principais dificuldades e desafios?
  • Como pode ajudá-la?

Dessa forma, você certamente terá muito mais domínio sobre o que fazer para atingir a pessoa certa, no canal mais adequado e com a abordagem ideal.

Todas as ferramentas apresentadas, de certa forma, complementam-se e tornam seu processo de produção de conteúdo muito mais ágil e efetivo.

É importante que você saiba como utilizar a tecnologia a seu favor, buscando formas de otimizar suas atividades e aprimorar seus conhecimentos.

Criar um arquivo que reúna os resultados obtidos com o uso das ferramentas é uma excelente forma de montar uma base para suas produções.

Aproveite para conferir também dicas para obter mais resultados no e-mail marketing!