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O conteúdo orgânico, por mais que possa demorar um pouco mais para apresentar resultados sólidos, continua sendo a estratégia mais efetiva, se considerarmos a longo prazo.

Se você deseja resultados rápidos, os anúncios pagos podem ajudar de imediato. Contudo, ao finalizar as campanhas, seu alcance vai diminuir consideravelmente. 

Isso quer dizer que os anúncios são eficientes enquanto há ingestão de capital. Em contrapartida, o conteúdo orgânico tende a ter um resultado mais escalável, pois não depende de recursos financeiros diretamente.

Por isso, o ideal é conciliar os dois tipos de tráfegos, obtendo resultados imediatos e, ao mesmo tempo, plantando sementes para colher no futuro.

Entenda o que é um conteúdo orgânico, quais os tipos que existem e como explicar sua importância para o cliente.

O que é um conteúdo orgânico?

O conteúdo orgânico é aquele que se propaga de forma natural, de acordo com o interesse da persona.

Você não investe em propagandas pagas para que possa chegar em um determinado público.

Podemos considerar conteúdos orgânicos provindos de três fontes:

  • tráfego direto e orgânico,
  • tráfego social,
  • tráfego de referência.

Entenda um pouco mais sobre os diferentes tipos de tráfegos, quais são as características de cada um deles e o que difere do tráfego pago:

Tráfego direto e orgânico

O tráfego direto se dá por meio da digitação da URL direto para sua página.

Já o tráfego orgânico acontece ao digitar algum termo nos buscadores, como o Google, e acessar algum conteúdo que não esteja posicionado como pago.

Tráfego social

O tráfego social é aquele que provém de links compartilhados nas publicações das redes sociais.

Quando você faz uma publicação de um produto, por exemplo, e insere o link que direciona para seu site, esse acesso é considerado tráfego social, já que foi originado de uma de suas redes.

Isso vale também para conteúdos que não sejam comerciais, como a indicação de leitura de um blog.

Nesse tipo de tráfego, o segredo é utilizar a criatividade na produção e palavras-chave para que as pessoas compartilhem com seus amigos e familiares que possam ter interesse naquele assunto.

Tráfego de referência

O tráfego de referência é aquele que direciona uma pessoa para seu site sem passar por um mecanismo de busca.

Isso pode acontecer por meio da inserção de backlinks em artigos.

Os backlinks são aqueles hiperlinks posicionados estrategicamente em um artigo atrelados a uma palavra que faça sentido com o post de destino.

Funciona como uma forma de indicação online, já que você usa a credibilidade que aquele site construiu para atrair visitantes que possam se interessar em seus produtos ou conteúdos.

Por isso, a estratégia de link building é tão importante para um conteúdo, já que além de aumentar a autoridade do seu domínio, permite que as pessoas cheguem no seu site através do tráfego de referência.

Tráfego pago

Já o tráfego pago funciona atraindo visitantes para sua página por meio de anúncios pagos no Google ou outros sites que sejam acessados pela sua audiência.

Dessa forma, os vendedores do espaço exibem os anúncios que geram mais dinheiro com maior frequência para sua audiência.

Em regra geral, quanto maior o investimento financeiro, maior a visibilidade.

Como fazer um conteúdo orgânico?

Para produzir um conteúdo orgânico e relevante para sua persona, é necessário incluir algumas técnicas.

SEO

Podemos dizer que o SEO, do inglês Search Engine Optimization ou motor de otimização de busca, é a base para produzir um conteúdo orgânico e obter um bom ranqueamento.

É um conjunto de técnicas específicas para impulsionar o ranqueamento de um site nos principais sites de busca. 

O SEO exige conhecimento, disciplina e constância para aplicar de forma positiva em sua produção.

Tenha em mente que por ser uma prática para produzir conteúdo orgânico, não é da noite para o dia que os resultados vão aparecer.

Marketing de conteúdo

Considerando que o tráfego orgânico depende de uma produção relevante para a sua persona, o marketing de conteúdo se torna essencial para a obtenção de bons resultados.

Para atrair visitas na sua página sem recorrer aos anúncios pagos, você precisa adotar as estratégias do marketing de conteúdo de forma consistente.

As produções podem variar seguindo o seu planejamento, incluindo post blog, vídeos e até mesmo e-books. Você precisa oferecer soluções para as necessidades do seu público sem falar o tempo inteiro em vender.

E-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma das estratégias mais efetivas quando falamos de conteúdo orgânico.

Isso porque você constrói uma relação próxima e duradoura com seus visitantes, transformando-os, no futuro, em clientes.

Para isso, é necessário estudar uma periodicidade saudável para que você não bombardeie a caixa de entrada do seu público e nem caia no esquecimento, ficando muito tempo sem mandar nada.

Produza materiais ricos em informações e de fácil leitura. 

Com a correria do dia a dia, nem sempre é possível parar para consumir um conteúdo muito extenso na hora em que recebemos, ainda que ele seja muito relevante.

Você deve instigar seu leitor com o e-mail marketing e direcioná-lo para sua página caso ele queira saber mais sobre o assunto. Essa é a melhor forma de guiá-lo.

Alguns fatores de importância para o ranqueamento

O que é um conteúdo orgânico e como explicar sua importância para o cliente?

Existem alguns fatores essenciais para impulsionar o ranqueamento de conteúdo orgânico nos mecanismos de pesquisa além dos fatores produção de conteúdo relevante e SEO:

URL acessível

É por meio da URL do site que os mecanismos do Google vão conseguir acessar, rastrear e entender qual o conteúdo oferecido nas páginas do seu site.

É de suma importância contar com o certificado HTTPS, pois o Google prioriza a segurança dos seus usuários.

Velocidade da página

Um dos fatores mais antigos para o ranqueamento das páginas é a velocidade de carregamento.

Se o site for pesado e demorar para carregar, o Google vai entender como uma experiência negativa para os usuários e comprometer a posição na exibição das pesquisas.

Conteúdo útil e relevante

Mais uma vez vamos reforçar a importância de produzir um conteúdo relevante para seu público.

É necessário que você conheça o perfil da sua persona para que consiga suprir suas necessidades de forma satisfatória.

De nada adianta fazer mais do mesmo, tomando como base as produções dos concorrentes.

Você precisa criar algo original e que mostre que você merece maior destaque pela solução oferecida.

Compatibilidade com os dispositivos móveis

Estamos vivendo na era digital em que as informações estão na palma da mão.

Se uma pessoa não conseguir a informação que precisa naquele momento, ela vai buscar em outra empresa. O mercado oferece inúmeras possibilidades.

Por isso, é de suma importância garantir que seu conteúdo esteja otimizado para acessar de qualquer dispositivo, tanto desktop quanto mobile.

Esse fator tem grande peso na classificação SEO justamente pela urgência de informações.

Como explicar a importância desse tipo de conteúdo para o cliente?

É necessário que você explique para seu cliente que o conteúdo orgânico é como uma sementinha que precisa ser regada para aos poucos crescer, se tornar um broto e só, então, virar uma árvore que vai oferecer frutos doces e sombra fresca.

De início, pode parecer trabalhoso, mas a longo prazo os resultados são muito positivos, já que o maior investimento é em conteúdo de qualidade para conquistar um público fiel e realmente interessado no que seu cliente tem a oferecer.

Vale lembrar ainda que trabalhar com marketing de conteúdo é garantia de escalabilidade e operação saudável.

Quer saber como oferecer um conteúdo orgânico e de qualidade que impacte positivamente a vida do seu cliente? Veja como a Luup! pode ajudar!