Por que usar CRM nos processos de relacionamento com os clientes e leads?
Para responder a essa pergunta é preciso conhecer os objetivos dessa ferramenta que é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, que traduzida significa Gestão de Relacionamento com Clientes.
A adoção dessa solução é uma facilitadora para se obter em um único banco de dados todas as informações a respeito das empresas que fazem contato e estabelecem relacionamentos com o seu negócio.
Portanto, além dos dados cadastrais, devem-se identificar nessa plataforma:
- nomes e cargos dos profissionais contactados,
- assuntos tratados,
- histórico dos contatos,
- definições tomadas e compromissos assumidos,
- próximos passos e agenda estabelecida.
A partir dessas informações, é fácil de entender as necessidades e desejos dos clientes e desenvolver relacionamentos que possam trazer bons resultados para o seu negócio.
Ficou interessado no assunto? Continue lendo nosso post e saiba por que usar CRM em sua empresa.
Por que usar CRM?
O CRM é a melhor ferramenta para a gestão de negócios, possibilitando aos colaboradores um absoluto controle de todas as atividades e contatos realizados.
Segundo Neil Patel, uma das maiores autoridades do mundo na área de marketing digital, apoiado por informações da SalesForce, softwarehouse norte-americana, a utilização do CRM aumenta as vendas em até 29% e a produtividade da equipe comercial em até 34%.
Esses dados são suficientes para a adoção da ferramenta, mas vamos mostrar outras cinco vantagens na sua utilização:
Controle de vendas
Por que usar CRM? A primeira resposta para essa pergunta está no controle das vendas realizadas, onde pode-se acompanhar detalhadamente a jornada de compra de cada cliente.
Por meio dessa ferramenta é possível reconhecer os gostos, formatos e hábitos que ajudam a equipe comercial a compreender de que maneira cada cliente trabalha.
Com essas informações, as estratégias desenvolvidas são mais assertivas e melhoram os resultados e criam uma aproximação com o mercado.
Melhoria no relacionamento com clientes
A melhoria no relacionamento com clientes acontece a partir do momento que o vendedor conhece cada um deles.
Antecipar informações e apresentar oportunidades que agradem o cliente é uma forma inteligente de se relacionar, oportunizando a fidelização e bons negócios para a sua empresa.
Ajuda na produtividade
O CRM possui mecanismos que não deixam o usuário esquecer determinado compromisso, ajudando-o na produtividade das suas tarefas.
De forma organizada e sistemática, o vendedor sabe exatamente o que precisa fazer e em qual momento, possuindo em mãos todo o histórico dos contatos já realizados, portanto, tudo fica mais fácil no dia-a-dia da operação.
Gerencia o tempo
O gerenciamento do tempo é outro excelente motivo que apresenta a resposta para a pergunta por que usar CRM.
A partir da agenda e dos compromissos pré-programados, o vendedor sabe exatamente a quantidade de tarefas que possui e que precisa cumprir durante o expediente, além do tempo disponível para realizar cada uma delas.
Amplia o negócio
O CRM é uma excelente ferramenta para ampliar os negócios, pois, a partir da organização das ações e das tarefas, obtém-se mais tempo para a busca de novas oportunidades.
Através dos históricos e da análise dos registros, localizam-se rapidamente as estratégias ineficazes e aquelas que trazem bons resultados, o que possibilita mudanças nas ações e maior assertividade nas abordagens.
Além disso, essas informações também contribuem para o desenvolvimento de um roteiro para o sucesso nos fechamentos de negócios, a partir de informações e estatísticas que podem ser levantadas na própria ferramenta.
Você agora já sabe por que usar CRM? Essa importante ferramenta pode modificar completamente o comportamento da sua equipe de vendas, organizando a operação e possibilitando melhores resultados em curto espaço de tempo.
Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, leia também nosso post que mostra como se comunicar com a geração Z!