Quem trabalha com marketing digital sabe da importância da clareza e organização em todas as etapas. Uma boa ferramenta para ajudar nisso é o calendário editorial.
Essa ferramenta reúne em um só lugar todas as informações que você precisa ter para se organizar, delegar tarefas e acompanhar todo o processo de publicações.
Trabalhar com muitos clientes pode ser uma verdadeira loucura se não houver uma boa organização e planejamento.
Por isso, o calendário editorial contribui para centralizar em um único local:
- clientes,
- datas de publicação nas redes sociais,
- quais redes sociais cada cliente está presente,
- qual conteúdo publicar em cada uma delas,
- melhores horários de postagem,
- conteúdos certos para cada dia,
- estágio de produção,
- periodicidade,
- entre diversos outros pontos.
Pensando nisso, trouxemos neste post 5 dicas incríveis para você aprender de uma vez por todas a montar um calendário editorial para sua agência. Acompanhe!
5 dicas para montar um bom calendário editorial
De nada adianta contar com um calendário editorial se ele não for bem estruturado e organizado.
É preciso reunir as informações de modo que todos tenham fácil acesso e de forma que promova agilidade nos processos do dia a dia, permitindo visualizar o cronograma como um todo.
Para isso, nossas dicas são:
1. Escolha uma ferramenta para seu calendário editorial
Hoje em dia existem diversas ferramentas digitais que permitem criar e dividir as tarefas.
O ideal é que todos os colaboradores tenham acesso.
Dessa forma, fica mais fácil visualizar o processo todo e confere mais autonomia a cada um.
Nomeie os responsáveis por cada etapa, separe por cores, abas e tudo mais que a ferramenta permitir como forma de organização.
Aqui na Luup!, a gente usa e recomenda o Airtable, mas outros softwares que já usamos e sabemos que tem essa possibilidade são: iClips, eKyte, Asana e Trello.
2. Confira a frequência de publicação de todos os clientes
Tendo o cronograma definido com os clientes, lembre-se de passar essas informações para o calendário editorial e manter elas sempre atualizadas.
É por meio dessas datas que você e sua equipe farão a programação para garantir que nenhum conteúdo atrase.
Por isso, é importante que as datas de publicação estejam em um local de fácil visualização.
3. Detalhe a produção
Quanto mais detalhes inserir no calendário editorial, melhor.
Coloque informações como:
- responsável pela etapa
- data de produção
- data da primeira entrega para o cliente,
- palavra-chave,
- referências,
- pautas,
- observações,
- anexos,
- briefing,
- e tudo mais que você julgar necessário.
Garanta que todas as informações estejam acessíveis para qualquer colaborador e centralizadas em um único local.
Isso ajuda muito no dia a dia a aumentar a produtividade, já que não é necessário ficar procurando informações em várias ferramentas diferentes.
4. Dê orientações sobre a publicação
Tendo os campos definidos no calendário editorial, é de suma importância mantê-los sempre atualizados, não só com os dados da produção, mas também da publicação.
Coloque informações como:
- canal onde o conteúdo será publicado,
- a data,
- o horário,
- o responsável pela publicação,
- entre outras informações pertinentes.
Se algo mudar, não esqueça de atualizar o seu calendário editorial.
Ele deve ser sempre o centralizador de informações para toda a sua equipe.
5. Mantenha o calendário editorial atualizado
Por mais que já tenhamos citado a importância da atualização, vale reforçar esse ponto, pois qualquer divergência pode causar um grande problema com o cliente.
Então mantenha o calendário sempre atualizado com todas as informações.
Fique atento em relação aos prazos e mudança de datas.
Alinhe com seu time as informações para que todos trabalhem na mesma sintonia.
Uma boa dica é criar uma aba centralizadora de feedbacks.
Assim, você consegue entender o que funciona com cada cliente e, caso precise mudar a pessoa que o atende, vai ter uma passada de bastão mais suave.
Agora que você sabe como criar um calendário editorial para sua agência, aproveite para conferir 5 dicas para montar um briefing para redes sociais corretamente!
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