Todo o esforço com relação à apresentação de um site perde o sentido caso ele não consiga ranquear no Google nas primeiras páginas durante uma pesquisa.
Observa-se na internet que muitas pessoas não dão o devido valor às regras estabelecidas pelo maior buscador do mundo para o alcance de um bom ranqueamento.
Diante dessa realidade, o site fica “perdido” e poucas pessoas acabam o acessando, pois o projeto não considerou as exigências do motor de busca, que leva em conta uma série de detalhes para apresentar o conteúdo àqueles que procuram por soluções.
Não há como vender e apresentar produtos ou serviços quando o site não aparece para quem possa estar interessado, daí, então, a frustração e o descrédito com o projeto desenvolvido.
Neste post apresentamos táticas fundamentais para que suas páginas possam ranquear no Google. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Como funciona o ranqueamento do Google?
O Google não divulga abertamente quais são os critérios utilizados pelo seu sistema de busca para ranquear os sites quando de uma pesquisa.
Portanto, o melhor caminho é atender às recomendações que a própria empresa oferece a esse respeito e trabalhar com foco naquilo que é valorizado pela ferramenta.
Essa atividade é chamada de SEO, search engine optimization, ou seja, o desenvolvimento de ações e estratégias da área de marketing digital, buscando melhorar o posicionamento da página quando da apresentação dos resultados no Google.
Independentemente dos segredos que existem nos bastidores dessa poderosa ferramenta, o fato é que as ações abaixo são fundamentais para qualificar o site da sua agência e dos seus clientes a aparecerem nas primeiras posições durante as buscas.
Como ranquear no Google?
Para conseguir ranquear no Google entre as primeiras páginas, alguns cuidados são fundamentais, envolvendo:
- características técnicas,
- qualidade no conteúdo,
- relacionamento com outras páginas de relevância,
- saber trabalhar as palavras-chave.
Vamos conhecer detalhes de cada uma dessas ações:
Site otimizado
O site otimizado é aquele em que a velocidade de carregamento ocorre sem demora, ou seja, nos limites estabelecidos pela ferramenta.
Para conhecer esses parâmetros das suas páginas, faça o teste gratuito no PageSpeed Insights.
Além de atender essa necessidade, o site precisa ser construído de maneira a facilitar a usabilidade do visitante, portanto, precisa ser de fácil compreensão, disponibilizando maneiras rápidas e intuitivas de se encontrar aquilo que o usuário procura.
Conteúdo rico
Os conteúdos publicados no site precisam ter qualidade e ser relevantes para quem o visita, ou seja, deve colaborar efetivamente na resolução das dúvidas, dores e desejos daqueles que acessam as páginas.
Portanto, não podem ser cópias de outros portais e devem conter informações que atendam e agradem ao público, possibilitando interação e qualidade no texto disponível.
Links relevantes
Outro ponto bastante valorizado para ranquear no Google são os links que sua página proporciona, levando o visitante a conhecer detalhes em outros conteúdos, sendo que alguns podem ser do seu próprio site e outros de terceiros.
Isso significa escolher e criar materiais que estejam interagindo e complementando os assuntos tratados pelo seu site ou blog e apresentar detalhes através de páginas de sites conceituados e significativos para o visitante.
Utilização correta de palavras-chave
Por último, é necessário que a palavra-chave, ou seja, aquela que o visitante utiliza quando faz a pesquisa por algum assunto, esteja presente estrategicamente no conteúdo do seu post.
Para tanto, ela precisa estar presente no:
- título,
- meta,
- primeira linha do conteúdo,
- algum subtítulo,
- mais de uma vez no texto,
- CTA final.
O Google, a partir dessas características do seu site, irá avaliar e ranquear seu post de acordo com a pontuação e critérios estabelecidos pelos engenheiros da empresa.
Não observar essas táticas compromete a apresentação da sua página quando das pesquisas, portanto, considere prioritário trabalhar o SEO para obter sucesso junto à maior plataforma de busca do mundo.
Agora que você já sabe quais táticas utilizar para ranquear no Google, continue conosco e leia nosso post que apresenta qual a melhor forma de definir palavras-chave para meu cliente!
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